Clube Paulista de Desportos no Gelo Hoje é Terça-Feira, 23 de Outubro de 2018
  Principal Modalidades O Clube Seja um Patrocinador Fale Conosco
Curling
História

A versão moderna do jogo originou-se de uma atividade ao ar livre praticada no inverno desde o século 16 na Escócia, jogada sobre lagos e canais congelados, e se converteu no esporte altamente técnico atual, jogado em área coberta (indoor).

É aliás, exatamente na Escócia, que surgem as primeiras regras escritas. O The Royal Caledonian Curling Club, é considerado o Clube-mãe do Curling. Mais tarde o Curling “emigrou” na mala dos que deixaram a Europa rumo ao novo mundo, principalmente o Canada. Hoje em dia o Canadá é a maior pátria deste desporto, com mais de 1 milhão de praticantes.

O Curling é disputado nos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em 1924, Chamonix, França.O Curling também fez parte dos Jogos Olímpicos de 1932 (Lake Placid), 1988 (Calgary) e 1992 (Albertville), porém como esporte de demonstração. Foi somente nas Olímpiadas de 1998 em Nagano, Japão, que a modalidade voltou a ser modalidade oficial do programa dos Jogos de Inverno, valendo medalha.

Já o Curling em Cadeiras de Rodas foi introduzido no programa das Paraolímpiadas de Inverno pela 1ª vez em 2006 na cidade de Turim, Italia.

No ano de 1966, a Federação Internacional de Curling (WCF) foi fundada por 7 países em reunião organizada na cidade de Vancouver, Canada. Atualmente a WCF conta com 45 países membros.

Disciplinas do Curling

Equipes - Masculino e Feminino - (equipe com 4 atletas) – modalidade Olímpica

Dupla Mista / Mixed Doubles – (equipe com 2 atletas) - não é Olímpica

Cadeirantes – (equipe com 5 atletas) – modalidade Paraolímpica

A Pedra de Curling

Peso da Pedra: máximo 19.96 kg. / minimo 17.24 kg.

Material: Granito Azul

O Equipamento

Vassouras: Os 'varredores' utilizam vassouras (escovas) fabricadas com pelo de porco ou material sintético. A função da Vassoura é a de diminuir o atrito da pedra com o gelo e a de evitar um excesso de giro (curl) da pedra.

Sapato de Curling: Os calçados utilizados pelos jogadores apresentam um formato especial; um pé tem um solado muito 'escorregadio', fabricado em Teflon espesso e o outro tem um solado 'aderente' fabricado em borracha de crepe natural.

A Cancha de Curling

Tamanho: 5 m (largura) e 45.7 m (comprimento)

Temperatura do Gelo: - 5º C

O Jogo

O Curling é um esporte de equipe jogado numa pista retangular de gelo por duas equipes de quatro jogadores cada uma. As duas equipes competem com o objetivo de lançar, (deslizando) 8 pedras de granito com um peso de 20 kg cada uma, sobre um corredor de gelo de 45.7 metros de comprimento por 5 metros de largura.

No final da pista existe uma “casa de marcação” (alvo) onde deverão ser colocadas as pedras lançadas. O centro deste alvo é conhecido como “Tee”.

Uma vez realizados todos os lançamentos, os pontos são marcados de acordo com a proximidade das pedras em relação ao “Tee”, o centro da casa de marcação (alvo). O Curling também é conhecido como o “xadrez no gelo”, devido as suas complexas estratégias que podem variar durante o jogo.

O Jogo divide-se em 10 “ends”, sendo que um “end” é algo equivalente a um “set” no ténis. Em cada “end” os 4 jogadores de cada equipe lançam 2 pedras cada um. O objetivo é após jogar todas as pedras em cada “end”, colocar uma pedra da equipe o mais próximo possível do centro da casa (alvo).

Após o lançamento de todas as pedras, a equipe com a pedra mais próxima do “Tee”, dentro da “casa de marcação”, ganha o “end”. Marca um ponto… ou mais. Caso também tenha a segunda pedra mais próxima do centro, marca 2, e assim por diante, 3 pontos se tiver as 3 pedras mais próximas, 4 se tiver as 4 mais próximas do centro, etc.

Após cada “end” somam-se os pontos obtidos. No final do 10º “end” ganha a equipe com maior número de pontos. O jogo é altamente tático e por vezes chega-se ao 10º “end” com um empate. Quando houver empate, recorre-se a um “end” extra para desempatar. Por outro lado, quando a diferença no marcador é muito grande após o 6º “end”, os jogadores da equipe que estão perdendo, podem solicitar o encerramento da partida concedendo a vitória a equipe adversária.

O Lançamento

Existem três tipos básicos de lançamento:

O termo “draw” aplica-se ao lançamento simples de uma pedra para dentro do tee, ou seja, a “casa de marcação” (centro do alvo).

Temos também o “takeout” que resulta de um lançamento para retirar uma pedra adversária de dentro da “casa de marcação” e, finalmente o “guard”, uma pedra que se lança de modo a proteger outra, fazendo barreira.

Para além destes lançamentos principais, existem outros tipos de lançamento como o “raise” que visa acertar numa pedra da nossa equipe de modo a que esta fique mais bem posicionada, ou o “hit and roll” que consiste em acertar numa pedra adversária, projetando-a para fora da casa e fazendo com que uma segunda pedra (que não pertença a equipe oponente) deslize para o interior da casa, ficando protegida por outras pedras.

Existe ainda a fundamental técnica de varredura ou escovagem. Quando uma pedra é lançada, alguns jogadores da equipe podem escovar o “pebble”, ou seja, gotas de águas borrifadas antes de cada partida sobre gelo. Com este movimento a pedra pode percorrer uma maior trajetória ou até variar a sua direção. Dependendo do tipo de gelo, estima-se que uma pedra possa chegar a percorrer mais 3 metros que o inicialmente previsto graças à varredura, podendo também a sua direção ser alterada até cerca de 50 cm.
Na rede
Newsletter:
Newsletter
Cadastre seu e-mail para receber informações:
Apoio
Mais Informações
Assembleias Gerais Extraordinária e Ordinária da CPDG
Baiano, Edson Bindilatti é o piloto dos Blue Birds por vaga olímpica no bobsled em 2018
Rafael Souza, vem do Rio o mais jovem integrante da seleção brasileira de bobsled
Franca do basquete é também do bobsled e tem Odirlei Pessoni nos Blue Birds
Bobsled do Brasil tem Denis Parreiras, do calor do interior de São Paulo para o gelo
Tweets
Enquete
Em qual modalidade de Inverno o Brasil ganhará a sua 1ª medalha Olímpica?
Outros 43.2 %
Bobsled 25.7 %
Skeleton 18.5 %
Curling 9.27 %
Luge 3.09 %
 
Copyright © 2018- Clube Paulista de Desportos no Gelo. Todos os direitos reservados. Siga o CPDG